Diário de Bordo

101_1667

Olá, navegante!

Neste Diário de Bordo, registro de minhas navegações acadêmicas, compartilho experiências, pensamentos, conhecimento, informações e curiosidades que se relacionam ao curso de Oceanografia oferecido pelo IO-USP.

Como todo diário, você irá notar que os registros fazem referência a um momento específico, associado, na maioria das vezes, a experiências vividas durante minha graduação e além. É importante ter isso em mente, principalmente quando você estiver navegando pelos posts que fazem alusão às grades de disciplinas, já que isso é algo que pode mudar com o passar dos anos (as grades curriculares volta e meia são modificadas). Além disso, você também deve lembrar que cada um vive a experiência acadêmica de maneiras variadas e particulares. De minha parte, por exemplo, não haverá relatos de festas, ainda que em qualquer campus que se preze sempre aconteçam festas bacanas; mas o fato é que nunca fui a nenhuma; não sou uma pessoa muito dada a aglomerados de gentes (mais de cinco pra mim já é aglomerado) – espero não ter te perdido nesse momento.

Caso você ainda esteja aqui comigo, bora partir pra essa conversa. E caso você tenha alguma dúvida ou curiosidade, não se acanhe e pergunte nos comentários, navegante.

Um grande abraço e ótimas navegações.

Rô.

[Voltar para o topo da página inicial]

1) Paradoxo 2) “It’s a new dawn, it’s a new day, it’s a new life for me” 3) Biblioteca do IO e bibliografia do 1º período 4) Pensamentos
5) Laboratório, embarcação e sustentabilidade 6) Aula na praia 7) Uma fofurice no IO 8)Possibilidades
9) Vamos calcular! 10)Primeira viagem de campo 11)Grade horária e bibliografia do segundo semestre 12) Mundo fascinante
13) Incongruência 14) Grade horária: 1º Semestre de 2016 15) Bibliografia do 3º semestre 16) Dando um chega pra lá no estresse
17)Invertebrados: a estrela do semestre 18) Laboratórios 19) Física: meu desafio 20) Sedimentologia
21) E o tempo não para…  22) “Don’t judge each day by the harvest you reap but by the seeds that you plant.” (R.L. Stevenson)  23) Grade horária do 4º semestre e bibliografia  24) Registrando
25) EDO – anulador.  26) Grade horária do 5° semestre 27) Renovando os ânimos 28) Mantendo a sanidade mental
29) Grande horária do 6° semestre  30) Práticas de aquicultura 31) Grade horária do 7° semestre 32) Grade horária do 8° semestre
33) Um resumo do último semestre com algumas reflexões  34) Espantando as moscas ou Grade do 9° semestre 35) Último semestre! Nem dá pra acreditar 34) Me formei. E agora?
35) Reflexões de jornada 36) 37) 38)

5 comentários em “Diário de Bordo”

  1. Boa tarde, eu to muito interessado em fazer oceanografia na USP, você poderia me ajudar? Eu queria saber se tem muitas aulas fora do ambiente do campus, viagens pra estudo. Eu vou ter compromisso todo final de semana, ai queria saber se essas viagens acabam atrapalhando nessas coisas, caso tenham programas pro final de semana. Eu vi que tem algumas matérias como Sobrevivencia em alto mar, isso atrapalharia? Obrigado!!

    Curtir

    1. Olá! Primeiramente, obrigada pela visita.
      Fico feliz que tenha interesse em oceanografia. Espero vê-lo em breve no IO.
      Então, as aulas são todas dentro do campus. A maioria delas no próprio IO. Algumas, nos dois primeiros anos, acontecem no Instituto de Geociências e no de Química. Mas, é claro, você sempre pode fazer optativas livres (e algumas são fora do campus).
      Todo semestre temos viagem de campo. As viagens são para as bases do IO, uma em Cananéia e a outra em Ubatuba. O transporte é feito do IO para as bases e costumamos ficar lá de três a cinco dias. Uma das disciplinas (Atividade embarcada) leva os alunos para Santos, pra passar o dia no navio Alpha Crucis, que é o navio oceanográfico da USP.
      Algumas disciplinas optativas também têm viagens de campo. Eu fiz uma da área de geologia (a viagem de campo foi pra Cananéia e Iguape).
      Os finais de semana são seus. Mas prepare-se, porque você vai ter que passar boa parte deles estudando. O curso é de exatas e a grade é bem puxada (certifique-se de gostar muito de física).
      O curso de sobrevivência em alto-mar é super tranquilo. E muito divertido (apesar de ser um tema bem sério).
      Bom, acho que é isso. Se tiver mais alguma dúvida, pode perguntar.
      Abração.
      Rô.

      Curtir

      1. Ai que bom!! Olhei tuas postagens também e gostei mttt, to bem animado pra poder fazer oceano. E obrigado por responder o comentário, fiquei muito feliz. Abração e bom estudo pra ti!!

        Curtir

Deixe um comentário