Diário de Bordo

Registrando

Olá, navegante. Sentiu saudades? Vai ver nem notou que estive ausente por um tempo razoável. Pode dizer. Meu blog não é exatamente badalado. Mas é um cantinho querido, não é mesmo? Um espacinho da internet em que alguém, sem pretensões, acredite, coloca um pouco das suas aventuras mínimas, dos seus pensamentos aleatórios, do seu aprendizado e paixões pelo mundo da oceanografia.

Há alguns meses comecei um estágio no laboratório de sedimentologia do IO. Acho que devo ter mencionado isso em algum lugar por aqui. Depois de minha estadia, bastante agradável e repleta de descobrimentos no LDB (Laboratório de Dinâmica Bêntica), migrei para uma área que, ao que tudo indica, é minha favorita.

Você pode estar se perguntando o que é que tenho feito exatamente, nesse novo mundo de sedimentos. Por enquanto estou sem projeto, então tenho colaborado com o trabalho de um mestrando. E o bacana é que fico passeando por alguns laboratórios. Num, faço a preparação para a análise granulométrica (um trabalho gostoso, mas bastante “braçal”: lavar, pesar…); noutro, coloco as amostras no Malvern, um aparelho (de que já falei aqui) que identifica os tamanhos dos grãos por meio de feixes de laser (trabalho tranquilo e rápido); noutro ainda, coloco as amostras em cápsulas pequeninas de estanho, para análise de C e N; por fim, o laboratório de química inorgânica, onde preparo as amostras para análise de metais (procedimentos repletos de intervalos…úteis para colocar os estudos em dia).

Óbvio que, além dos montes de anotações que tenho feito, não consegui resistir a umas selfies e a um aplicativo bacaninha (Prisma) que permite fazer umas edições maneiras das imagens. Selfies com cores exuberantes e toques de imaginação ficam mais bacanas, não?

img_20160930_133740_processed

Lavando e filtrando as amostras e pensando num café.

img_20161010_123112_processed

Malvern e eu.

img_20160916_174954_processed

Precisão. Ou seria exatidão?

img_20161004_184915_processed

No laboratório de química.

E uma foto, não selfie, sem Prisma:

img-20160609-wa0022

Selfies são uma coisa engraçada. No meu caso, faço quase sempre a mesma cara. Parece que mudei apenas o cenário.

Depois deste post, preciso escrever algo menos “diário” e mais “bordo”. OK, eu paro com isso.

Até logo e excelentes navegações.

Rô.

[Voltar para o topo da página inicial.]

Deixe um comentário