Diário de Bordo

Possibilidades

Olá, navegante!

Fotos LDB

Em meados de março, um novo mundo de possibilidades se me apresentou. E possibilidades são sempre interessantes, ainda que às vezes possam fazer com que hesitemos, com que temamos fazer escolhas equivocadas. No meu caso, ainda não estou sendo chamada a estabelecer um trajeto definitivo, o que me deixa tranquila para aproveitar o percurso.

Sendo mais direta: fui aceita no Laboratório de Dinâmica Bêntica, do professor Paulo Sumida. Nada de bolsa de iniciação científica, ou de projeto definido. Nada disso. Apenas uma maravilhosa oportunidade de acompanhar os trabalhos dos pesquisadores do laboratório, de observar, aprender. E tem sido fascinante.

Dentro do laboratório recebi a tarefa de colaborar com a triagem de sedimentos coletados em Ubatuba, nas proximidades da carcaça de uma baleia. Minha tarefa é encontrar e separar organismos (ou o que restou deles), tais como poliquetas (uma classe de anelídeos), ofiuroides (uma classe de equinodermos), e outros que ainda aprenderei a nomear.

Essa tarefa, inicialmente, me pareceu impossível. Eu nunca havia trabalhado com lupas (microscópios simples, como na foto acima) e muito menos havia aprendido a reconhecer as formas de qualquer organismo microscópico que fosse. Além disso, temia não aprender os procedimentos que antecedem o trabalho de observação e separação, tarefas simples, mas que demandam atenção. Felizmente, tenho tido o suporte de todos do laboratório, especialmente da Giulia (quem, aliás, me passou todas as etapas do trabalho, e a quem tenho me reportado continuamente), do Joan e do próprio professor Sumida.

Além de o laboratório contar com pessoas muito agradáveis, a triagem em si me permite ficar num estado de espírito pacificador. Uma terapia, quase. É tudo tão bonito…

Tenho aprendido a compreender a importância das carcaças de baleias para a comunidade marinha, uma das coisas mais interessantes até o momento. Se você estiver curioso para saber um pouquinho sobre o assunto, recomendo este vídeo que encontrei no Vimeo, trata-se de uma composição artística, de belíssima trilha sonora, que nos dá uma ideia bastante acurada do Whale fall. Vale a pena assistir:

Um grande abraço a todos e ótimas navegações.

Rô.

[Voltar para o topo da página inicial]

[Voltar para Diário de bordo]

Deixe um comentário