Navegando

E junho passou voando…

Boa noite, navegante. Que bons ventos tenham trazido você até aqui. Não sei como anda o tempo por aí, mas pelas bandas de cá o frio deu as caras nos últimos dias. Uma delícia! Acho que já comentei sobre minha apreciação do frio, não?

Volta e meia fico sem postar nada por aqui. Caso você tenha notado, já faz um mês que não apareço nesse cantinho oceanográfico. Não, não foi o frio que me afastou. Na verdade, baixas temperaturas tendem a aumentar meu ânimo. O que aconteceu foi o fim do trimestre letivo da pós e o fim do primeiro ano de doutorado. Leituras, trabalhos de conclusão, relatório. Isso foi o que me aconteceu.

Hoje, porém, consegui me organizar pra retomar a série de posts do calendário oceanográfico – que, diga-se de passagem, acumulou um punhado de publicações: lá no Instagram você poderá encontrar um post sobre ecobatímetro e sonar de varredura, um post sobre o documentário Oceanos (belíssimo documentário, aliás), um quiz e umas fotos saudosas, pois que me bateu uma vontade de embarcar! As postagens são despretensiosas, mas repletas de carinho.

Para além dos posts, a vida segue em meio à pandemia, levantando questionamentos e reflexões sobre a existência, sobre nosso papel neste mundo, sobre nossas responsabilidades. Tenho essa tendência, e você? É quase uma característica de herbívoros ruminantes, mas ao invés do pasto de cada dia, são os pensamentos, ideias, sentimentos que não cessam, uma coisa doida, pra ser bem honesta. Aliás, estou quase terminando a leitura de O demônio do meio-dia, de Andrew Solomon, leitura interessantíssima, importante pra quem sofre de depressão e pra quem quer entender um pouco mais sobre ela. Estou mesmo pensando em falar desse livro aqui no blog. Eu diria até que o tema é necessário, não só por conta do momento que vivemos, mas tendo em vista também aqueles que fazem parte do mundo acadêmico, do mundo científico. Há muita contestação, autoquestionamentos, dúvidas, crises. Um mundo maravilhoso e atordoante, não é mesmo? Enfim, só pra te dar uma ideia do que anda acontecendo no mundinho dessa pessoa que vos fala.

Aproveitando que estou pensativa e cheia de saudades, deixo aqui uma foto tirada num dia frio, em Cananeia, durante viagem de campo de uma disciplina optativa da graduação. Dá uma vontade de sair por aí, passear pelas praias e montes e caminhos do mundo afora… não dá, navegante?

É isso, navegante.

Um grande abraço e excelentes navegações.

Rô.

[Voltar para o topo da página inicial.]

Deixe um comentário