Navegando

Sylvia Earle

Olá mais uma vez, navegante!

Hoje, além do post sobre garrafas e rosetas, venho falar um pouquinho sobre essa mulher inspiradora que precisa ser mencionada quando falamos da Década dos Oceanos. Você que acompanha nosso blog, sabe que temos um calendário para 2021, de acordo com o qual toda Semana 1 de cada mês é dedicada a algum aspecto dessa Década (2021-2030). Hoje o destaque é para alguma personalidade que lute pelos oceanos, por seu desbravamento e proteção de seus ambientes.

Sylvia Earle (Fonte da imagem aqui).

Sylvia Earle é dessas pessoas que inspiram. Aos 85 anos, segue lutando pelos oceanos. À frente da Mission Blue, fundada por ela em 2009, destaca-se por alçar sua voz e espírito em prol de nossa fonte primeira de vida: o grande oceano azul. Acabo de publicar um post no Instagram sobre essa grande mulher. Dê uma conferida.

Aqui eu gostaria de divulgar algumas fontes que, penso, valem a pena visitar e consultar.

A primeira delas é seu livro A Terra é azul, de que já falei aqui no blog. Se você não o leu, leia. É doloroso sim, a leitura às vezes nos faz engasgar, mas é importantíssimo que tenhamos consciência do valor dos oceanos e do que vem sendo feito deles.

E se você gosta de palestras, há uma de Sylvia Earle disponível no YouTube (clique aqui para assistir). Trata-se de um TedTalk de 2009 – a transcrição dessa palestra pode ser encontrada ao final do livro mencionado acima, aliás.

Outras duas referências importantes são dois documentários: o Mission Blue, de 2014, dirigido por Robert Nixon e Fisher Stevens, e que conta com a participação de, entre outros, Sylvia Earle e James Cameron; e o Seaspiracy, lançado recentemente, com direção de Ali Tabrizi, com algumas informações chocantes, mas que devemos conhecer, e que conta com a participação de Sylvia Earle que afirma, durante o documentário, não se alimentar de nada de origem animal. Uma surpresa feliz. Ambos documentários estão disponíveis na Netflix.

Se quiser ler um pouco mais sobre essa cientista, exploradora, escritora, você também pode acessar alguns sites bem interessantes:

O site do Mission Blue, para saber um pouco mais sobre o projeto, o site do Harte Research Institute – Sylvia Earle é embaixadora do Golfo por esse instituto – e dois artigos, um publicado na InStyle e outro na Mother Jones, ambos contando um pouco do percurso da cientista e apresentando trechos de entrevistas com Sylvia Earle.

Espero que você navegue por essas leituras e vídeos. Vale muito a pena conhecer o trabalho de Sylvia Earle.

Um grande abraço e excelentes navegações.

Rô.

[Voltar para o topo da página inicial.]

Deixe um comentário