Navegando

Instrumentos oceanográficos

Bom dia, navegante.

Hoje eu gostaria de apresentar alguns dos instrumentos utilizados por oceanógrafos. Há uma enorme variedade de instrumentos, portanto não será num post que darei conta de todos. Tampouco pretendo fazer uma descrição detalhada ou técnica de cada um. Minha intenção é atiçar a curiosidade e fornecer links para sites e materiais que abordam o assunto com o devido detalhamento técnico.

Vejamos, então, alguns desses instrumentos.

Garrafa de Nansen                                     Garrafa de Niskin

  

(Fotos encontradas aqui e aqui.)

Essas garrafas são utilizadas para a coleta de água do mar em diversas profundidades, de forma espaçada, permitindo a análise química das amostras. Além disso, possuem termômetros acoplados, de modo que se possa verificar as temperaturas em profundidades diferentes.

Várias dessas garrafas podem ser acopladas numa rosette:

(Foto encontrada aqui.)

Batitermógrafo e CTD (Conductivity, Temperature and Depth)

  

(Fotos encontradas aqui.)

O batitermógrafo é utilizada para medir a temperatura de um perfil vertical de modo contínuo.

Já o CTD permite a medição de condutividade, temperatura e pressão.

Correntógrafo                                               Marégrafo



O correntógrafo é utilizado para a medição da velocidade e intensidade das correntes marítimas. Ele pode possuir rotores (nesse caso a intensidade é medida pela quantidade de rotações), sensores magnéticos ou sensores acústicos. O marégrafo, por sua vez, mede a variação das marés.

ROV (Remotely Operated Vehicle)

(Foto encontrada aqui.)

AUV (Autonomous Underwater Vehicle)

(Foto encontrada aqui.)

ROV e AUV são robôs submarinos que permitem a coleta de amostras e análises de dados, em diversas profundidades, mantendo o pesquisador em segurança a bordo do navio. A diferença entre eles é que o ROV permanece conectado ao navio por um cabo, enquanto que o AUV pode ser programado com antecedência, não necessitando de supervisão.

Esses são apenas alguns dos instrumentos oceanográficos existentes. Deixei de mencionar uma infinidade de instrumentos e variações. Mas acho que basta para um post, certo?

E para escrever este post utilizei informações contidas no dossiê Qu’est-ce que l’océanographie?, na apostila do curso Oceanografia física observacional, oferecido pelo IOUSP, e no site americano NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration).

Fico por aqui.

Um grande abraço e excelentes navegações.

Rô.

[Voltar para o topo da página inicial]

Deixe um comentário